Hospital Santa Rosa investe em projeto que visa cuidar dos colaboradores

Indagar sobre as escolhas pessoais e as jornadas profissionais ao versar sobre a efemeridade da vida. Este foi o tom, na última sexta-feira (15), da última edição do ano do projeto “Acolhendo Você de Braços Abertos”, uma iniciativa do Hospital Santa Rosa, de Cuiabá (MT).

Reconhecida pelo ranking de cases da Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados, a iniciativa – que surgiu em 2014 – tem como objetivo promover a melhoria do clima organizacional e retenção de talentos na instituição.

“Se a gente quer um trabalho humanizado, nós precisamos cuidar primeiro de quem trabalha com a gente para que eles se sintam acolhidos pela empresa. Para que esse sentimento de acolhimento que permeia o hospital chegue até o nosso foco principal – que é o nosso cliente, o paciente. Desta vez, reunimos diretores e gestores da instituição – que também precisam desse suporte, que irá refletir nos demais membros”, explica a psicóloga do Santa Rosa, Lilian Laccal.

Com um clima de suspense que antecede cada edição, o projeto trouxe o tema “Metamorfose” para promover a reflexão e incentivar o desenvolvimento do autoconhecimento – considerado alicerce das relações interpessoais e premissa básica do processo de autodesenvolvimento de lideranças. Por meio de dinâmicas como pinturas em tecido fino, estabelece-se um espaço para a potencialização da arte como ferramenta para a positividade no trabalho e nos relacionamentos.

Lilian reforça que a palavra-chave dessa edição é resiliência – ou seja, a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. “A atividade tem como objetivo mostrar que podemos tirar o melhor de cada situação – até mesmo das dificuldades que enfrentamos. A ação visa engajar as pessoas e melhorar o clima organizacional”, destaca.

Conforme explica a gerente de recursos humanos do Hospital Santa Rosa, Rosangela Martha Santos, a ideia é “sentir que o caminho te fortaleceu” – como canta Ana Vilela em Trem-Bala. “Ações como esta trazem resultados positivos, pois se refletem na rotina de cada um dos participantes. Com elas, buscamos quedas na rotatividade e no absenteísmo, a retenção de talentos, melhorias no clima do hospital e nas taxas de custo-benefício, entre outros indicadores”, pondera.

O projeto “Acolhendo Você de Braços Abertos” conta com a participação do setor de Psicologia, Marketing, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e também do NEPEM (Núcleo de Educação Permanente).

ACREDITAÇÃO – Ao completar 20 anos, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Fonte: www.portalhospitaisbrasil.com.br

Compartinhe